A Rinite tem Cura?

As rinites são males que atingem a humanidade há milênios e são relatadas desde a Antiga Grécia. Em 460 a.C., Hipócrates alertava médicos para os sintomas da “alergia sazonal”. É um problema comum em todo o mundo e estima-se que acomete cerca de 30% da população no Brasil variando em algumas regiões do país.

O termo rinite compreende um grupo heterogêneo de doenças e nada mais é do que uma inflamação do nariz acompanhada de um ou mais sintomas, entre eles: coriza, obstrução nasal, espirros e “coceira” (nos olhos ou nariz). Os sintomas podem ser sazonais, isto é, em determinadas épocas do ano ou perenes (independem da época do ano) e podem ser leves, intermediários ou severos, dependendo do quanto afetam o paciente.

Podem ser divididas em dois grandes grupos: alérgicas e não-alérgicas, sendo que a primeira representa o maior grupo e são desencadeadas pelo contato com alguma substância (alérgeno) que inicia os sintomas.  Existe uma forte associação com história familiar de alergia e, se os dois pais apresentam a doença, a possibilidade do filho(a) ter rinite chega a mais de 80%. A asma tem associação em quase 100% dos casos com a rinite e as crises de rinite podem levar a uma piora dos sintomas da asma.

Portanto, para um diagnóstico preciso do tipo de rinite e um tratamento adequado deve-se procurar um médico otorrinolaringologista, pois em alguns casos, além de um exame clínico completo são necessários alguns exames laboratoriais. Com o tratamento correto o paciente consegue ter uma vida normal e retornar à sua qualidade de vida anterior ao aparecimento dos sintomas.