Ronco: há solução?

O ronco é uma obstrução parcial das vias aéreas superiores durante o sono sendo definido como um ruído de baixa frequencia produzido durante o sono pela vibração de algumas estruturas anatômicas. Geralmente possui mais de um fator causador e sabe-se atualmente que é uma doença progressiva e de consequencias graves para o paciente.

Em recente estudo publicado por pesquisadores paulistas viu-se que 33% da população adulta brasileira sofre com esse distúrbio enquanto as pesquisas antigas apontavam para uma prevalência de 2 a 7%.

A doença é evolutiva e pode agravar-se com paradas respiratórias completas durante o sono que são chamadas de apnéia o que indica uma maior gravidade e necessidade de avaliação especializada rápida. Nesse estágio a doença é chamada de Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS). O ronco está associado à SAOS em 90% dos casos.

As pausas no sono que a doença causa faz com que o paciente não consiga ter um sono reparador e pode causar sonolência durante o dia, dores de cabeça, além de cansaço, irritabilidade e depressão. A SAOS está associada com aumento do risco cardiovascular, ou seja, aumento de hipertensão e infarto e também aumento do risco de acidentes automobilísticos.

O tratamento da SAOS depende dos fatores que cada paciente apresenta, devendo ser sempre individualizado. Pode incluir redução de peso, cirurgia para correção de fatores anatômicos (desvio de septo, úvula alongada, etc.) ou de aparelhos, como o CPAP.

Portanto, sabe-se atualmente que o ronco deixou de ser um problema exclusivamente social e tornou-se um problema de saúde pública precisando de uma atenção para o correto diagnóstico e tratamento. Procure o seu médico Otorrinolaringologista para fazer uma avaliação.