Cauterização nasal
Os sangramentos nasais (epistaxes) são a principal urgência otorrinolaringológica, com grande incidência e impacto social. Têm prevalência de 10 a 12% na população e estima-se que 60% das pessoas apresentaram ou apresentarão ao menos uma vez na vida, sendo que na maior parte dos casos é autolimitada, não necessitando de intervenção médica.
Porém, em cerca de 6% dos casos necessitam de auxílio médico para conter o sangramento. Ocorre variação sazonal e etária. Há maior incidência em meses frios e secos. Mesmo em uma cidade sem estações do ano bem definidas, percebe-se que há sazonalidade na epistaxe, com predomínio no outono e inverno, tanto dos casos leves, de fácil tratamento, como os graves, com necessidade de tratamento mais agressivo. Além disso, existem dois picos de prevalência de idade para a epistaxe: um antes dos 10 anos e outro após 35 anos. Porém, existem diferenças clínico-anatômicas entre estes picos, já que os episódios na infância costumam ser mais brandos e os raros casos graves são bem mais comuns em idosos.
O tratamento para as epistaxes contínuas consiste na cauterização nasal, podendo ser química, com ácido tricloroacético ou nitrato de prata, ou elétrica, com eletrocautério mono ou bipolar.
A cauterização química costuma ser realizada com ácido tricloroacético a 80%. Após anestesia e vasoconstrição local com cotonóides embebidos em solução apropriada, identifica-se o ponto sangrante, geralmente pela rinoscopia anterior, e se aplica algodão embebido no ácido. A cauterização química deve ser utilizada para sangramentos de pequena intensidade, já que nos sangramentos mais graves o fluxo do sangue acaba por “lavar” o ácido aplicado, antes de sua ação efetiva.
A cauterização elétrica pode ser feita via rinoscopia anterior ou endoscopia nasal, portanto pode ser utilizada em sangramentos posteriores. Além disso, ela é eficaz em sangramentos mais graves, diferentemente da cauterização química e também deve ser realizada após uma tentativa frustrada de cauterização química.
Obs.: Todas as informações nesse website tem caráter meramente informativo e não devem substituir as informações do(a) seu médico (a).
Dr. Lucas Ludwig
CREMERS 31.883