Audição, comunicação e linguagem

 

A comunicação oral distingue o homem de outros seres viventes e é obtida por meio de uma corrente de aquisições, cujo elo mais importante é a audição. O órgão responsável pela audição é o ouvido e pode ser dividido em 3 partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. Diversas doenças podem acometer a audição em cada uma de suas partes ou nas três conjuntamente.

Já a linguagem, a qual poderíamos definir como um sistema de sinais empregados pelo homem para exprimir e transmitir suas ideias e pensamentos está intimamente ligada à cognição. Ela exige, para seu pleno desenvolvimento, as funções auditiva e fonatória ou, em outras palavras, os dois pólos da ligação entre os sujeitos da comunicação oral.

Dentre os distúrbios da comunicação, a surdez  é o de maior prevalência, uma vez que 60% desses distúrbios relacionam-se direta ou indiretamente com problemas auditivos. A surdez pode ser definida como a perda ou diminuição considerável do sentido da audição. Sem a audição o homem se vê privado de perceber os sons da vida, adquirir espontaneamente a linguagem e desenvolver o pensamento abstrato. Vê-se, também, limitado na recepção e transmissão de conhecimento.

” Os problemas da surdez são mais profundos e complexos, mais importantes talvez, dos que o da cegueira. A surdez é um infortúnio muito maior. Representa a perda do estímulo mais vital – o som da voz – que veicula a linguagem, agita os pensamentos e nos mantêm na companhia intelectual do homem.”

Essas são palavras de Hellen Keller, uma americana nascida em 1880, que aos 19 anos de vida ficou privada da audição e da visão. Ainda assim, desenvolveu-se intelectualmente até o ponto de notabilizar-se literariamente, publicando várias obras que enfatizam sobretudo os problemas enfrentados pelos deficientes.

Portanto, ao sinal de sintomas auditivos como perda de audição,  procure seu médico Otorrinolaringologista para uma avaliação e tratamento adequado.

 

Dr. Lucas Ludwig – Médico Otorrinolaringologista – CREMERS 31.883

Residência Médica em Otorrinolaringologia no Hospital Vera Cruz, Campinas-SP

Especialização em Rinologia na Universidade de Stanford, CA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *